RÉLOGIO

Minha lista de blogs do curso Tics

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

UNIDADE 04 Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

CURRÍCULO DESENVOLVIDO NA AÇÃO.
O currículo representa algo que define o que é real em termos conhecimentos, cultura, representada. Destaca-se que através do currículo através dos seus conteúdos, rituais entre outras questões produzem, constitui e fabrica identidades, sendo necessário problematizar o currículo, utilizando-se de argumentos dos estudos culturais,
Sabe-se que o currículo é um conjunto de aprendizagem oportunizado aos estudantes no ambiente escolar. Dessa forma as experiências vão sendo aprimoradas ao currículo, e através do mesmo consideramos as tecnologias ao desenvolvimento do currículo escolar que nos apresenta como um recurso, não, de resistências mais de acréscimo aqueles já existentes e que buscam dar conta de um universo educacional mais intenso e com diversidades.
Pode-se mesmo dizer que na era da tecnologia o currículo escolar se forma a partir das necessidades de cada um dos nossos alunos, passando a ser definido todas as situações vividas pelo aluno dentro e fora da sala de aula, ajudando-o em seu cotidiano e nas suas relações sociais., contribuindo para que esses alunos uma perspectiva construtiva e de avanços tecnológicas.
E para que podemos integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo, nós profissionais da educação devemos buscar a valorização do conhecimento do senso comum, trazido pelos alunos quando chega à escola, como base para interagir o conhecimento formal e crítico. Dessa forma nota-se que a teoria presente no planejamento curricular da escola é de extrema importância com a aproximação à vida dos alunos e de sua formação.
Nesse sentido, faz-se necessário para o desenvolvermos projetos para enriquecer as formações de currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário