Este artigo originou-se das leituras do vídeo Vida de Maria, personagem que não encontra perspectivas em mandar seus filhos a escola, devido à ausência de escolas próximas à moradia, perceptível em grandes cidades e não na zona rural. Esses fatores fazem muitas vezes com que os próprios alunos resignem-se diante de tantas dificuldades, acomodando - se no trabalho braçal e deduzindo que para tais atividades não é necessário o domínio da leitura, escrita e interpretação.
A partir do texto acima citado questiona-se a situação no analfabetismo no Brasil principalmente nas regiões norte e nordeste. De quem é a culpa? O descaso do governo para com a educação.
Nós como educadores temos a responsabilidade de revolver o problema social? Penso que a responsabilidade maior está na família, depois governo e escola. Mas hoje colocam a maior responsabilidade no governo, escola e depois família. Qual tem sido o papel da família, escola e governo? Fica transparente o descaso de todos. Então por onde começar?Destruir a escola e começa tudo do zero será possível? Conscientizar os pais da importância sobre a educação dos seus filhos onde ao mesmo tempo lutar por sobrevivência? E os governos que a cada dia desviam nossos recursos.
Diante disso tudo parece que lutar por uma educação de qualidade, melhores governos e uma família digna parece remar contra a maré.
Precisamos que cada um faça sua parte primeiro, contribuindo com o coletivo através de uma sensibilização diante desses problemas e amenizar a situação.
quinta-feira, 10 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário