Análise do filme: Medieval Help-Desk
Todos têm que saber tudo?
Partindo de nós educadores, todos não estão dispostos a apreender uma determinada tecnologia. Muitos não gostam, não querem, outros não têm paciência. Uns vivem a depender dos outros. Uns têm iniciativas próprias, outros não têm. A resistência ao novo. Numa escola quantos sabem ligar um computador, vídeos, aparelho de sons?Às vezes ficam acomodados por ter alguém para responder por aquele setor. E se alguém falta ? A atividade não realiza?
O que é tecnologia?
Você depende da tecnologia para viver?
Quais são as novas tecnologias?
Todos têm acesso às novas tecnologias?
O que vai acontecer com que não dominar as novas tecnologias?
As tecnologias são só solução ?
O que significa tecnologia na minha vida?
Têm problemas as novas tecnologias? São consideradas NTICs, Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação ( entre outras:
os computadores pessoais (PCs, personal computers)
as câmeras de vídeo e foto para computador ou webcams
a gravação doméstica de CDs e DVDs
os diversos suportes para guardar e portar dados como os disquetes (com os tamanhos mais variados), discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipdrives e assemelhados
a telefonia móvel (telemóveis ou telefones celulares)
a TV por assinatura
TV a cabo
TV por antena parabólica
o correio eletrônico (e-mail)
o
as listas de discussão (mailing lists)
a internet
a world wide web (principal interface gráfica da internet)
os websites e home pages
os quadros de discussão (message boards)
o streaming (fluxo contínuo de áudio e vídeo via internet)
o podcasting (transmissão sob demanda de áudio e vídeo via internet)
esta enciclopédia colaborativa, a wikipedia, possível graças à Internet, à www e à invenção do wiki
as tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons
a captura eletrônica ou digitalização de imagens (scanners)
a fotografia digital
o vídeo digital
o cinema digital (da captação à exibição)
o som digital
a TV digital e o rádio digital
as tecnologias de acesso remoto (sem fio ou wireless)
Wi-Fi
Bluetooth
RFID
EPVC
Bibliografia: Wikipédia
O profissional em educação não deve pensar que irá perder seu emprego por conta da informática e sim utilizá-la como um meio para melhorar a qualidade de ensino. O papel do profissional em educação é mostrar ao aluno para que serve o conhecimento. Ele precisa enxergar-se, apenas, como uma parte do processo de aprendizado.
O que será daqui a 15 anos??? Eu não sei!! Só sei que, agora, os recursos tecnológicos devem ser utilizados como mais uma ferramenta eficiente na construção de conhecimentos, baseando-se em epistemologias que priorizem a ação do sujeito, como a epistemologia genética de Jean Piaget.
ProInfo - Programa Nacional de Informática na Educação
Em ação: Ministério da Educação – O ProInfo é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED), por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. O programa funciona de forma descentralizada, sendo que em cada Unidade da Federação existe uma Coordenação Estadual do ProInfo, cuja atribuição principal é a de introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas sob sua jurisdição, em especial as ações dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).
Obs: A maioria dos professores não conhecem e nem navega nesse portal e preciso ter acesso para saber , as novidades sobre o programa para Educação em sala de aula.
PORTAL DA EDUCAÇÃO
http://www.portaleducacao.com.br/mAIS de 300 cursos pela internet.
10 FILMES SOBRE TECNOLOGIA QUE PODEM SER TRABALHADOS EM EDUCAÇÃO.
Dos filmes abaixo sitados ,assistir o Balder Runnner.desde 1982,quantos anos e ainda estamos engatinhando sobre as tecnologias em sala de aula ,na minha realidade escolar.
MÚSICA Gilberto Gil - Prós e contras da tecnologia x música:
http://www.youtube.com/watch?v=v65W_YeG6kI
Campus Party: Música e tecnologia
http://www.youtube.com/watch?v=SzUqg5d9VrY
Exemplo da propaganda da tv digital
Estamos na era digital ,mas pouco conhecemos sobre o mesma.Assistam esse vídeo. http://www.youtube.com/watch?v=LEsm4Q9Y8-
10 filmes sobre tecnologia que podem ser usados na educação
Como prometido noutro post, e comemorando os 10 anos do surgimento do filme Matrix, uma revolução na sétima arte, indico 10 filmes que tratam de tecnologia e que merecem ser vistos por educadores e alunos, ainda que se não na íntegra, talvez usando algumas cenas, e trabalhado os temas que neles (filmes) e nelas (cenas) se encontrem de forma didática no ambiente escolar. Ou então, reunindo na sala de vídeo da escola duas ou mais turmas e unindo os horários dos professores para que seja possível assistir algum desses filmes de forma integral. Evidentemente que a Trilogia Matrix é hours concours. Para mim Matrix e suas continuações são um dos maiores filmes que envolvem tecnologia, filosofia, arte, ciência e crítica social. Um divisor de águas no cinema moderno.Outro filme hours concours é Tempos Modernos, de Charles Chaplin, parada obrigatória para todo professor que trabalhe ou não com tecnologia, por conta de sua mensagem universal e crítica social, com cenas antológicas.Matrix também é uma grande metáfora sobre um mundo controlado por máquinas em que os seres humanos conectados a elas tem sua energia vital sugada (qualquer semelhança com a mais valia de Karl Marx, pode não ser mera impressão); um mundo sombrio em que as imagens que são vistas pelas pessoas são geradas por um grande computador, e que o mundo lá fora é bem diferente daquele digitalizado. Encaro Matrix também como a metáfora da "grande mídia" que idealiza ou ideologiza a vida real, com seu "jornalismo literário", mostrando aos telespectadores, ouvintes e leitores apenas o que eles, os donos das máquinas, querem que seja visto e pensado. Lembro da época do governo Bush, que criou um mundo obscuro, secreto e tenebroso na base de Guantánamo, em Cuba, e que impedia que a imprensa divulgasse fotos de soldados mortos no Iraque e Afeganistão, enfim, uma "matrix" que subverteu a realidade em nome de suposta guerra ao terror, gerando mais terror e desinformação...Matrix revolucionou o jeito de fazer cinema com aqueles feitos fantásticos, que inclusive me inspirou a escrever em 2007 o artigo de opinião chamado Do efeito Matrix à vida real.Sugiro também a leitura da resenha de Antonio Martín Guirado sobre esse décimo aniversário do filme Matrix, no link abaixo:'Matrix' faz 10 anos como ícone do cinema de ficção científica Aproveitando a oportunidade, indico outros 10 filmes que merecem ser vistos por educadores e alunos, na minha opinião (claro ficaram de fora outros tantos filmes fenomenais, que podem igualmente ser usados e complementados a partir de outras indicações de educadores, nos comentários desse blog ou noutros blogs):Piratas da Vale do Silício, produção que conta a história de jovens universitários que mudaram a interface do mundo moderna, através da informática, dentre eles Bill Gates e Steve Jobs (essencial para quem atua com informática na educação, para saber os expedientes e as estratégias que ambos usaram para ser o que são hoje em dia: dois dos homens mais ricos e influentes do planeta);Minority Report, de Steven Spielberg, filme de 2002, retratando um futuro em 2054, antecipando a lousa eletrônica, hoje adotada em diversas escolas particulares, em que o profesor pode imitar o que a personagem de Tom Cruise fazia no filme, literalmente mexendo na tela com desenvoltura, com a ponta dos dedos;Tron - Uma Odisséia Eletrônica (de 1982, primeiro filme com efeitos digitais, precursor de Toy Story e outras animações, mesclando no caso atores com efeitos digitais);2001 - Uma odisséia no espaço, um clássico da ficção científica, com direção de Stanley Kubrick e roteiro de Arthur Clarke, em que HAL (ou seria paródia a IBM) o cérebro eletrônico que se rebela contra o Criador, com cenas antológicas como a passagem do tempo das cavernas para da corrida espacial, e a trilha sonora com músicas clássicas, filme de 1968, rodado antes do homem descer na Lua, em 1969);Inteligência artificial, de Stevem Spielberg, que trata indiretamente da robotização das pessoas, com o incrível robô "michê" interpretado por Jude Law que é emblemático do famoso sexo seguro, além de falar de questões ambientais;Eu, Robô, com Will Smith, filme adapatdo da obra homônima de Isaac Asimov, em trata da consciência de que podemos não ser máquinas, mas agimos como tais sem nos darmos conta disso (na história, homens e máquinas vivem em harmonia, até que ocorre um incidente);O Homem Bicentenário de Chris Columbus, lançado em 1999, falando da humanização da máquina, que inicia puro me tal e circuitos eletrônicos e depois vai adquirindo não apenas corpo similar ao humano, mas sentimentos e emoções nessa sua transfiguração durante 200 anos, com bela interpretação de Robin Williams;Blade Runner, outro clássico da ficção científica, com direção de Ridley Scott, em que um caçador de replicantes vive num mundo que replica a realidade (dizem que o final do roteiro original previa que o caçador de andróides vivido por Harrison Ford descobriria-se também um replicante, o que nãos e confirmou na versão oficial);Sob o Domínio do Mal, remake do sucesso de 1962, refilmado em 2004, em que a tecnologia a serviço de interesses políticos e militares é tratada como a grande vilã;Controle Absoluto, uma interessante ficção de 2008, em que um programa secreto de governo para controle de dados se rebela e passa a agir contra o próprio sistema que o criou. Com Shia LaBeouf, jovem ator de sucessos como o novo Indiana Jones, Transformers, etc.Observação: Imagem acima, extraída da internet, do endereço abaixohttp://proudworld.blogspot.com/
posted by José Antonio Klaes Roig at 22:30.
É preciso busca estratégias como trabalhar com essas novas tecnologias.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário